quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CORPORATIVISMO NA EDUCAÇÃO
No meu modo de pensar, o movimento sindical passa ao largo da preocupação com o bom ensino. Explico: Os sindicatos estão focados cada vez mais na luta pelos interesses da categoria e deixam de lado a qualidade do ensino, que é de responsabilidade social. Quando fui diretor de uma escola pública, se via essa forte tendência nos sindicatos. Em reuniões com os professores, palavras como aluno ou ensino jamais eram mencionadas por eles. Apenas se discutiam ali os interesses da categoria, que também é relevante.
Na minha opinião, movimento sindical politizou-se a um ponto tal que não se acham mais nele pessoas realmente interessadas em educação. Estas debandaram. Acho que o sindicalismo serve apenas como um palanque, capaz de lhes dar uma visibilidade que jamais teriam de outra maneira. Repare que esses sindicalistas são poucos - e estão longe de expressar a opinião da maioria. Mas têm voz.
FAZENDA GUAJUVIRAS DE CANOAS
Em meio a figueiras, paineiras e plantas nativas, foi instalado no local o Presídio de Canoas.
O que era para ser um Parque Ecológico, com uma infraestrutura como campo de futebol, trilhas para caminhadas, paisagismos, trapiches, estacionamento e outros que valorizaria o local.
Se novos projetos ecológicos para o local forem realizados, as crianças irão brincar num local inseguro e as caminhas pelas trilhas serão realizadas ao redor do presídio. Pode isso?